Uma piscina limpa é sinônimo de água saudável e tranquilidade para os banhistas e para todos que frequentam a área da piscina. Mas não é só no verão que a piscina precisa de atenção. O cuidado deve ser o ano todo, inclusive agora nas estações frias.
Para garantir que sua piscina vai estar sempre em dia, separamos algumas dicas para prevenir e eliminar as impurezas da água. Confira:
Retire os resíduos em suspensão na água
Mantenha a limpeza física em dia, retire os resíduos em suspensão na água, como folhas, galhos e insetos. Isso vai evitar a reação com os produtos químicos e também que se depositem no fundo da piscina.
Mantenha os parâmetros do cloro sempre regulados
O cloro mantém a água da piscina saudável e também evita a proliferação de vírus, bactérias, fungos e larvas de mosquitos que podem transmitir doenças. Ele elimina microrganismos potencialmente perigosos para a saúde.
A faixa ideal de cloro é entre 2ppm e 4ppm.
Verifique o pH e alcalinidade
Os níveis de pH e alcalinidade também precisam ser controlados e são uma das regras básicas para manter a água saudável. Por isso, a limpeza da piscina não estará completa se você não verificar esses parâmetros e corrigi-los se for preciso.
A faixa ideal de pH é de 7,2 a 7,8. A alcalinidade deve estar entre 80 ppm e 120 ppm.
Mantenha as bordas limpas
A limpeza das bordas da piscina é um passo importante pois é ali, logo acima do nível da água, que os mosquitos depositam os seus ovos e a proliferação acontece. Vamos lembrar que muitos desses mosquitos podem ser transmissores de doenças como, por exemplo a Dengue. Realizando a limpeza periódica você garante a saúde e segurança de todos que frequentam a área.
A limpeza da piscina não é uma tarefa complicada, ela só precisa ser periódica. Quando mantemos a água com os parâmetros controlados e sem resíduos, ela não acumula sujeira. Isso economiza produtos de tratamento e também faz com que a manutenção seja mais simples e rápida. Além disso, mantém a piscina sempre pronta para um mergulho.